A atual situação do trabalho remoto e híbrido impactou diversos segmentos empresariais, especialmente a gestão de RH, que, como outros setores, precisa se reinventar para atender às novas demandas do mercado.
Os períodos vivenciados nos últimos anos, como a pandemia de coronavírus, tornaram propício o surgimento de novas modalidades de atuação, que não apenas garantissem a saúde dos trabalhadores, mas que também fossem práticas e acessíveis.
Nesse sentido, cada vez mais empresas identificaram a necessidade de adaptar suas atividades a essas mudanças, que deixam de ser temporárias e passam a ser efetivas.
Dessa forma, outros setores também devem seguir essa tendência, ou correm o risco de ter sua produtividade prejudicada, como a gestão de RH, um dos pilares da atuação corporativa.
Por esse motivo, vale a pena entender como se movimenta o cenário trabalhista no momento, e quais as perspectivas para essa atividade no futuro remoto.
O trabalho remoto é uma modalidade de atuação que permite a realização das atividades fora do ambiente corporativo, com maior liberdade geográfica e flexibilidade de rotina para os trabalhadores.
Esse formato foi reconhecido oficialmente no Brasil após sua inclusão na Reforma Trabalhista em 2017, mas ganhou força durante o período da pandemia de COVID-19, em 2020.
Isso porque uma das medidas de controle propostas pela Organização Mundial da Saúde foi o distanciamento social, e esse modelo permite que os empregados trabalhem remotamente, em suas casas ou outros locais seguros.
Em 2020, cerca de 11% da população começou a realizar trabalhos remotos no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
No entanto, a medida surgiu, inicialmente, como provisória, mas está se tornando uma preferência entre os colaboradores. Segundo o mesmo estudo, 78% dos profissionais que atuaram home office em 2021 considera manter a mesma rotina após a pandemia.
Essa adoção não apenas modifica a estrutura de operação das empresas, como também altera a forma de trabalho de setores relacionados, como a gestão de RH.
Apesar dos benefícios do trabalho remoto para os colaboradores, existem alguns desafios que a gestão de RH enfrenta com essa nova modalidade. Confira alguns dos principais pontos de atenção:
Em termos de controle e incentivo produtivo, o trabalho remoto potencializou, ainda mais, esse desafio para a gestão de RH.
Isso porque os colaboradores não estão mais atuando no mesmo ambiente, o que dificulta a administração de pessoal.
Para garantir que os resultados sejam devidamente atendidos, é essencial que a equipe responsável monitore os resultados e o comportamento dos funcionários.
No entanto, essa rotina se tornou mais complexa com a atuação em diferentes locais, à distância e de forma virtual.
Além disso, um dos pilares da gestão de RH é o recrutamento e seleção de novos talentos para a empresa, um processo que deve ser feito em etapas, para conhecer os candidatos corretamente.
Contudo, o trabalho remoto exige uma adequação dessa rotina, para atender às novas necessidades que surgem com a atuação online.
Mesmo assim, o procedimento de entrevistas e seleção de novos empregados pode ficar comprometido, se não for corretamente adaptado.
No dia a dia, a gestão de RH possui uma série de rotinas operacionais que asseguram a manutenção da empresa e das suas atividades.
Nesse caso, os profissionais não apenas devem monitorar os funcionários, mas também realizar suas próprias funções dentro do setor, como gerenciar budgets e estratégias de trabalho.
Entretanto, essa organização também precisa ser adequada para o trabalho remoto, e encontrar novos padrões que otimizem a produção pode ser um desafio, especialmente quando já existem estruturas convencionais enraizadas.
Por fim, a gestão de RH também encontra obstáculos em administrar o seu próprio desempenho de trabalho, uma vez que a modalidade remota exige uma adaptação de rotinas que já eram realizadas cotidianamente.
Esses profissionais devem lidar com fatores externos e dificuldades que acompanham o trabalho remoto, se atentando para seu desempenho, a fim de não prejudicar os resultados da empresa e do setor.
Embora os desafios do trabalho remoto para a gestão de RH e outros setores sejam consideráveis, fatores indicam que o trabalho remoto será efetivado no futuro.
Isso porque a legislação trabalhista do País já foi adaptada para incluir o trabalho em home office, por meio da Medida Provisória 1.108/2022, que estabeleceu algumas regras relacionadas a esse modelo, tornando-o mais formal.
Com ele, estagiários e aprendizes também podem adotar esse formato, atingindo todas as categorias de contratação das empresas.
Além disso, o trabalhador também poderá ser contratado por produção, atuando em projetos específicos por um período de tempo fixo.
Essa medida não apenas oferece maior liberdade para o colaborador, mas também interfere na gestão de RH, que precisa se adaptar para essa possibilidade de admissão.
Dessa forma, a mudança, que surgiu como medida temporária, está se tornando uma realidade no Brasil. Unido à preferência dos trabalhadores, as chances do trabalho remoto se tornar um formato popularmente adotado são consideráveis.
Outra mudança que torna o trabalho remoto ainda mais efetivo no País é a determinação quanto ao trabalho híbrido.
Com a MP, o teletrabalho passa a permitir a realização de tarefas específicas no local de trabalho, sem descaracterizar o modelo.
A previsão da Reforma Trabalhista em 2017 não permitia a associação entre os regimes presencial e remotos. No entanto, a legislação provisória alterou esse conceito, trazendo uma maior flexibilidade para as empresas quanto a transição para um novo formato.
Dessa forma, a possibilidade de trabalho híbrido contribui, ainda mais, para a efetivação do modelo remoto de maneira definitiva.
Por outro lado, as empresas, e especialmente a gestão de RH, podem contar com algumas vantagens que acompanham o modelo de trabalho remoto.
Confira os principais benefícios de adotar esse formato:
Em um primeiro momento, a dispensabilidade de deslocamentos, ou redução na sua incidência, é uma vantagem considerável para ambas as partes.
Os colaboradores podem economizar no transporte e no tempo de percurso necessário para ir até o local físico, enquanto a empresa pode economizar com vales e auxílios de deslocamento.
Além disso, o trabalho remoto pode aumentar a produtividade dos funcionários, por conta da flexibilidade na rotina e da possibilidade de maior conforto durante a realização das tarefas.
Isso porque ele poderá trabalhar do local de sua preferência, além de administrar a rotina com maior autonomia, por conta dos horários menos restritos.
Essas características ajudam na manutenção da disposição e energia do colaborador, o que interfere diretamente na sua produtividade.
A empresa também terá uma redução de custos quanto aos gastos com escritório, que inclui despesas como:
Nesse caso, o trabalho remoto permite economizar nesses quesitos, com uma redução das despesas e a possibilidade de redirecionar esses recursos para outros investimentos.
Para a gestão de RH, embora a adaptação do processo de seleção seja um desafio, esse novo formato pode ser vantajoso.
Isso porque todas as etapas podem ser feitas virtualmente, inclusive com a ajuda de sistemas e plataformas próprias para esse procedimento.
Dessa forma, as avaliações se tornam mais simples, e o recrutamento pode ser feito de maneira assertiva, sem exigir o deslocamento dos profissionais para o local de seleção, por exemplo.
Por fim, o trabalho remoto é um benefício atrativo para profissionais que buscam mais autonomia na sua jornada de trabalho, por meio da flexibilidade de local e também de horários.
Além disso, também existe a chance de flexibilizar outras atividades junto com o trabalho, alcançando uma melhor qualidade e aproveitamento do tempo.
Para a empresa, a possibilidade de ajustar os seus padrões para o novo mercado é atrativa, de modo a não apenas incentivar a produtividade da sua equipe, mas encontrar estratégias que promovam os melhores resultados.
O modelo de atuação remoto está se tornando, mais do que nunca, uma realidade no mercado de trabalho brasileiro, e a gestão de RH deverá se adaptar de diversas formas, se quiser acompanhar essa tendência.
Afinal, as formas de contratação e operação dos funcionários irão mudar, bem como a maneira de administrar suas jornadas, por exemplo.
No entanto, esses profissionais também devem encontrar alternativas para assegurar a produtividade das suas próprias rotinas e das funções que realizam para a empresa.
Por outro lado, depois de encontrar um ritmo confortável de transição, o trabalho remoto poderá oferecer vantagens para todas as partes, inclusive para a gestão de RH, com tecnologias que facilitam as suas atividades.
Dessa forma, o impacto será significativo, mas de maneira positiva a longo prazo, desde que o setor consiga acompanhar essas mudanças e alcançar seu máximo potencial nesse novo formato.
Quer receber mais dicas e novidades sobre RH? Inscreva-se em nossa newsletter!
Alameda Santos, 1165
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP: 01419-002
Alameda Rio Negro, 503
Alphaville – Barueri – SP
CEP: 06454-000
Whatsapp: (11) 94499-0000
Telefone: (11) 3164-2332
E-mail: [email protected]
© 2023 – Todos os direitos reservados
TUPI CONTABILIDADE S/S – CNPJ 30.147.327/0001-51
TUPI AGÊNCIA DE SERVIÇOS LTDA. – CNPJ 03.116.547/0001-45
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |