Gestão de RH e o futuro do trabalho remoto, entenda a relação!

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A atual situação do trabalho remoto e híbrido impactou diversos segmentos empresariais, especialmente a gestão de RH, que, como outros setores, precisa se reinventar para atender às novas demandas do mercado.

Os períodos vivenciados nos últimos anos, como a pandemia de coronavírus, tornaram propício o surgimento de novas modalidades de atuação, que não apenas garantissem a saúde dos trabalhadores, mas que também fossem práticas e acessíveis.

Nesse sentido, cada vez mais empresas identificaram a necessidade de adaptar suas atividades a essas mudanças, que deixam de ser temporárias e passam a ser efetivas.

Dessa forma, outros setores também devem seguir essa tendência, ou correm o risco de ter sua produtividade prejudicada, como a gestão de RH, um dos pilares da atuação corporativa.

Por esse motivo, vale a pena entender como se movimenta o cenário trabalhista no momento, e quais as perspectivas para essa atividade no futuro remoto.

A adoção do trabalho remoto

O trabalho remoto é uma modalidade de atuação que permite a realização das atividades fora do ambiente corporativo, com maior liberdade geográfica e flexibilidade de rotina para os trabalhadores.

Esse formato foi reconhecido oficialmente no Brasil após sua inclusão na Reforma Trabalhista em 2017, mas ganhou força durante o período da pandemia de COVID-19, em 2020.

Isso porque uma das medidas de controle propostas pela Organização Mundial da Saúde foi o distanciamento social, e esse modelo permite que os empregados trabalhem remotamente, em suas casas ou outros locais seguros.

Em 2020, cerca de 11% da população começou a realizar trabalhos remotos no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

No entanto, a medida surgiu, inicialmente, como provisória, mas está se tornando uma preferência entre os colaboradores. Segundo o mesmo estudo, 78% dos profissionais que atuaram home office em 2021 considera manter a mesma rotina após a pandemia.

Essa adoção não apenas modifica a estrutura de operação das empresas, como também altera a forma de trabalho de setores relacionados, como a gestão de RH.

Desafios da gestão de RH com o trabalho remoto

Apesar dos benefícios do trabalho remoto para os colaboradores, existem alguns desafios que a gestão de RH enfrenta com essa nova modalidade. Confira alguns dos principais pontos de atenção:

Envolvimento dos funcionários

Em termos de controle e incentivo produtivo, o trabalho remoto potencializou, ainda mais, esse desafio para a gestão de RH.

Isso porque os colaboradores não estão mais atuando no mesmo ambiente, o que dificulta a administração de pessoal.

Para garantir que os resultados sejam devidamente atendidos, é essencial que a equipe responsável monitore os resultados e o comportamento dos funcionários.

No entanto, essa rotina se tornou mais complexa com a atuação em diferentes locais, à distância e de forma virtual.

Adequação dos processos de recrutamento e seleção

Além disso, um dos pilares da gestão de RH é o recrutamento e seleção de novos talentos para a empresa, um processo que deve ser feito em etapas, para conhecer os candidatos corretamente.

Contudo, o trabalho remoto exige uma adequação dessa rotina, para atender às novas necessidades que surgem com a atuação online.

Mesmo assim, o procedimento de entrevistas e seleção de novos empregados pode ficar comprometido, se não for corretamente adaptado.

Organização de padrão na prática de trabalho remoto

No dia a dia, a gestão de RH possui uma série de rotinas operacionais que asseguram a manutenção da empresa e das suas atividades.

Nesse caso, os profissionais não apenas devem monitorar os funcionários, mas também realizar suas próprias funções dentro do setor, como gerenciar budgets e estratégias de trabalho.

Entretanto, essa organização também precisa ser adequada para o trabalho remoto, e encontrar novos padrões que otimizem a produção pode ser um desafio, especialmente quando já existem estruturas convencionais enraizadas.

Desempenho no trabalho

Por fim, a gestão de RH também encontra obstáculos em administrar o seu próprio desempenho de trabalho, uma vez que a modalidade remota exige uma adaptação de rotinas que já eram realizadas cotidianamente.

Esses profissionais devem lidar com fatores externos e dificuldades que acompanham o trabalho remoto, se atentando para seu desempenho, a fim de não prejudicar os resultados da empresa e do setor.

O futuro do trabalho remoto

Embora os desafios do trabalho remoto para a gestão de RH e outros setores sejam consideráveis, fatores indicam que o trabalho remoto será efetivado no futuro.

Isso porque a legislação trabalhista do País já foi adaptada para incluir o trabalho em home office, por meio da Medida Provisória 1.108/2022, que estabeleceu algumas regras relacionadas a esse modelo, tornando-o mais formal.

Com ele, estagiários e aprendizes também podem adotar esse formato, atingindo todas as categorias de contratação das empresas.

Além disso, o trabalhador também poderá ser contratado por produção, atuando em projetos específicos por um período de tempo fixo.

Essa medida não apenas oferece maior liberdade para o colaborador, mas também interfere na gestão de RH, que precisa se adaptar para essa possibilidade de admissão.

Dessa forma, a mudança, que surgiu como medida temporária, está se tornando uma realidade no Brasil. Unido à preferência dos trabalhadores, as chances do trabalho remoto se tornar um formato popularmente adotado são consideráveis.

Trabalho híbrido

Outra mudança que torna o trabalho remoto ainda mais efetivo no País é a determinação quanto ao trabalho híbrido.

Com a MP, o teletrabalho passa a permitir a realização de tarefas específicas no local de trabalho, sem descaracterizar o modelo.

A previsão da Reforma Trabalhista em 2017 não permitia a associação entre os regimes presencial e remotos. No entanto, a legislação provisória alterou esse conceito, trazendo uma maior flexibilidade para as empresas quanto a transição para um novo formato.

Dessa forma, a possibilidade de trabalho híbrido contribui, ainda mais, para a efetivação do modelo remoto de maneira definitiva.

As vantagens do trabalho remoto

Por outro lado, as empresas, e especialmente a gestão de RH, podem contar com algumas vantagens que acompanham o modelo de trabalho remoto.

Confira os principais benefícios de adotar esse formato:

Deslocamentos reduzidos

Em um primeiro momento, a dispensabilidade de deslocamentos, ou redução na sua incidência, é uma vantagem considerável para ambas as partes.

Os colaboradores podem economizar no transporte e no tempo de percurso necessário para ir até o local físico, enquanto a empresa pode economizar com vales e auxílios de deslocamento.

Aumento da produtividade

Além disso, o trabalho remoto pode aumentar a produtividade dos funcionários, por conta da flexibilidade na rotina e da possibilidade de maior conforto durante a realização das tarefas.

Isso porque ele poderá trabalhar do local de sua preferência, além de administrar a rotina com maior autonomia, por conta dos horários menos restritos.

Essas características ajudam na manutenção da disposição e energia do colaborador, o que interfere diretamente na sua produtividade.

Redução de custos

A empresa também terá uma redução de custos quanto aos gastos com escritório, que inclui despesas como:

  • aluguel;
  • contas de água, luz e internet;
  • fornecedores de serviços, como água e café;
  • manutenção do espaço. 

Nesse caso, o trabalho remoto permite economizar nesses quesitos, com uma redução das despesas e a possibilidade de redirecionar esses recursos para outros investimentos.

Vantagens de recrutamento e contratação

Para a gestão de RH, embora a adaptação do processo de seleção seja um desafio, esse novo formato pode ser vantajoso.

Isso porque todas as etapas podem ser feitas virtualmente, inclusive com a ajuda de sistemas e plataformas próprias para esse procedimento.

Dessa forma, as avaliações se tornam mais simples, e o recrutamento pode ser feito de maneira assertiva, sem exigir o deslocamento dos profissionais para o local de seleção, por exemplo.

Maior flexibilidade

Por fim, o trabalho remoto é um benefício atrativo para profissionais que buscam mais autonomia na sua jornada de trabalho, por meio da flexibilidade de local e também de horários.

Além disso, também existe a chance de flexibilizar outras atividades junto com o trabalho, alcançando uma melhor qualidade e aproveitamento do tempo.

Para a empresa, a possibilidade de ajustar os seus padrões para o novo mercado é atrativa, de modo a não apenas incentivar a produtividade da sua equipe, mas encontrar estratégias que promovam os melhores resultados.

O trabalho remoto e o impacto na gestão dos recursos humanos

O modelo de atuação remoto está se tornando, mais do que nunca, uma realidade no mercado de trabalho brasileiro, e a gestão de RH deverá se adaptar de diversas formas, se quiser acompanhar essa tendência.

Afinal, as formas de contratação e operação dos funcionários irão mudar, bem como a maneira de administrar suas jornadas, por exemplo.

No entanto, esses profissionais também devem encontrar alternativas para assegurar a produtividade das suas próprias rotinas e das funções que realizam para a empresa.

Por outro lado, depois de encontrar um ritmo confortável de transição, o trabalho remoto poderá oferecer vantagens para todas as partes, inclusive para a gestão de RH, com tecnologias que facilitam as suas atividades.

Dessa forma, o impacto será significativo, mas de maneira positiva a longo prazo, desde que o setor consiga acompanhar essas mudanças e alcançar seu máximo potencial nesse novo formato.

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