Entrevista Homero Rutkowski

Nesta matéria
você vai ver:

A Tupi Brazil Solution está presente no mercado há mais de 40 anos, auxiliando os clientes nacionais e internacionais que já atuam ou desejam abrir seus negócios e ingressar no Brasil. 

Pensando nos clientes e nas empresas que procuram por soluções na área contábil, financeira e RH, preparamos uma entrevista com Homero Rutkowski. 

 

 

 

 

Homero Rutkowski é Fundador – Administrador de empresas, contabilista, consultor tributário e fiscal. Especialista em Tecnologia da Informação e técnicas de lógica em sistemas ERP. Perito e auditor fiscal para implementação de soluções em ambientes digitais do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e-Social.

 

 

 

Redação: Como a Tupi poderá ajudar empresas estrangeiras que desejam ingressar no Brasil?
Homero: Ao ingressar no Brasil, uma empresa estrangeira pode ter várias dúvidas em relação a aspectos legais, regulatórios, culturais e de negócios. Algumas das principais dúvidas incluem: como registrar uma empresa no Brasil, compliance fiscal, planejamento tributário, controle financeiro, como funciona a legislação trabalhista, endereço de negócios, conta bancária, dentre outros. Essas são apenas algumas das principais dúvidas que uma empresa estrangeira pode ter ao ingressar no Brasil. É importante buscar assessoria jurídica e contábil para entender os aspectos legais e fiscais, além de contar com um bom planejamento de negócios para minimizar os riscos e maximizar as oportunidades.

Redação: Muitas empresas utilizam regime tributário inadequado para seu negócio. Como saber qual regime tributário é mais vantajoso e adequado para uma empresa?
Homero: A escolha do regime tributário é um passo importante para qualquer empresa, pois influencia diretamente no pagamento de impostos e na gestão financeira do negócio. Existem três tipos de regimes tributários no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Para escolher o melhor regime tributário, é importante avaliar as características da empresa e as particularidades do setor de atuação. É necessário considerar fatores como o faturamento, a lucratividade, as despesas dedutíveis, a estrutura organizacional, entre outros. Uma análise criteriosa pode garantir economia de recursos e maior eficiência na gestão tributária. Por isso, é recomendável contar com a orientação de um contador especializado, que pode auxiliar na tomada de decisão e na escolha do melhor regime tributário para a empresa.

Redação: As empresas no Brasil passam por muitos problemas trabalhistas e previdenciários, como a Tupi poderá auxiliar seus clientes nesse aspecto?
Homero: Um BPO em RH pode ajudar seus clientes a evitar problemas trabalhistas e previdenciários através da implementação de processos robustos e soluções eficazes de gestão de RH. Dessa forma, as empresas podem se concentrar em seus negócios principais, sabendo que a gestão de seus funcionários e benefícios está em boas mãos. Os serviços abrangem: Realização de processos de admissão e demissão de funcionários em conformidade com as leis trabalhistas brasileiras; Orientação aos clientes sobre as melhores práticas de RH para lidar com questões trabalhistas e previdenciárias; Análise e elaboração de relatórios com o objetivo de otimizar a gestão dos benefícios previdenciários; Manutenção do sistema de folha de pagamento, controle de horas trabalhadas, pagamento de benefícios, cálculo de impostos etc.,

Redação: Com tantas obrigações fiscais e tributárias, como cumprir com essas obrigações de maneira eficiente e correta?
Homero: A melhor forma de garantir o cumprimento correto de todas as obrigações fiscais e tributárias é contar com o suporte de um contador especializado na área. Um contador pode orientar as empresas sobre as melhores práticas fiscais e tributárias, além de garantir a conformidade com as leis e regulamentações em vigor. Existem diversas obrigações fiscais e tributárias que as empresas precisam cumprir no Brasil, como o pagamento de impostos como o Imposto de Renda Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, PIS, COFINS, ISS, ICMS, entre outros. Além disso, as empresas precisam cumprir diversas obrigações acessórias, como a entrega de declarações, como a DCTF, DIRF, ECD, ECF, entre outras.

Redação: Com a pandemia de COVID-19, muitas empresas têm enfrentado dificuldades financeiras. Como um contador pode ajudar essas empresas a lidar com os desafios financeiros?
Homero: Durante a pandemia, muitas empresas têm enfrentado dificuldades financeiras e precisam lidar com questões como a redução de custos e a gestão financeira eficiente. Um contador pode auxiliar essas empresas a identificar oportunidades de redução de custos, como a renegociação de contratos e a adequação do regime tributário, além de orientar sobre a melhor forma de gerir o fluxo de caixa e os investimentos.

Redação: O Mundo está enfrentando sérios problemas com a segurança da informação financeira. Como a Tupi garante essa segurança?
Homero: A segurança da informação financeira é uma preocupação cada vez mais presente no mundo atual, especialmente com o aumento do número de ataques cibernéticos e fraudes financeiras. Para garantir a segurança da informação financeira, as empresas devem se adequar a LGPD. Além disso, algumas das medidas incluem nossos investimentos em: softwares de segurança, backups, controle de acessos, criptografia de informações etc. 

Redação: Como a tecnologia está transformando o setor contábil e quais são as principais tendências tecnológicas para escritórios contábeis?
Homero: A tecnologia tem sido uma grande aliada na transformação do setor contábil, trazendo mais eficiência, segurança e praticidade. As tendências tecnológicas incluem: utilização de softwares, dados na nuvem, inteligência artificial, blackchain, dentre outros. 

Para saber mais sobre os serviços da Tupi Brazil solution, acesse o link: www.tupi.com.br/servicos 

© 2023 – Todos os direitos reservados

TUPI CONTABILIDADE S/S – CNPJ 30.147.327/0001-51
TUPI AGÊNCIA DE SERVIÇOS LTDA. – CNPJ 03.116.547/0001-45

Desenvolvido por Raul Galvão