Saber aumentar lucratividade de uma empresa não significa somente aumentar a margem de lucro. Afinal de contas, a saúde financeira de uma empresa é essencial para qualquer organização. Neste post, trouxemos 6 estratégias infalíveis para aumentar essa métrica. Acompanhe!
Embora a margem de lucro seja um dos principais indicadores para todas as empresas que desejam crescer no mercado, muitos gestores ainda não estão atentos a este quesito.
Neste sentido, pode-se surgir erros como, por exemplo, errar o cálculo da margem de lucro e até mesmo não adotando estratégias que melhorem os ganhos.
É importante salientar que a margem de lucro dos serviços e dos produtos está diretamente ligada ao sucesso de uma empresa.
Isso ocorre porque, se a margem for baixa, a gestão não conseguirá recursos para manter o crescimento contínuo e isso poderá acarretar em grandes dificuldades.
No entanto, é importante não cair no erro de aumentar o valor dos seus serviços/produtos para aumentar lucratividade da sua empresa.
Existem diversas maneiras eficientes e práticas para elevar a margem e, sem perder a competitividade do mercado.
Sabendo da importância da saúde financeira para os gestores, preparamos este conteúdo exclusivo para você. Confira!
Mesmo oferecendo um excelente produto e tendo muitas vendas, nada será suficiente se você estiver atento à margem de lucro.
A margem de lucro, quando falamos em aumentar lucratividade, nada mais é do que o quanto a empresa irá retirar de ganho a partir da venda do produto ou serviço após abater todos os seus custos.
Apesar de a teoria ser simples, muitos fatores devem entrar nesse cálculo.
Por exemplo, imagina que a sua empresa trabalhe com um só produto e que você compra de um fabricante e repasse para o seus clientes.
O custo total do produto é o resultado do preço pago pelo produto, impostos, custo do frete, marketing, salários dos colaboradores, sistemas etc.
Ao final de toda a soma desses custos, você coloca a margem de lucro, que é um percentual que espera obter a partir da venda daquele produto.
É então que se chega ao preço que será o produto chegará ao público.
No entanto, é muito raro você ofertar um produto ou serviço que não tenha concorrência no mercado.
Por isso, precisa ter um alinhamento de preço.
Portanto, se ao final do cálculo, com a margem de lucro calculada, o seu preço estiver muito acima do que é praticado no mercado, será difícil ter bons negócios.
É nesse ponto que muitos gestores de empresas acabam errando.
Muitos ignoram os custos da empresa e calculam somente o preço final só observando os preços de mercado.
Isso pode acarretar na falência do seu negócio!
Para aumentar lucratividade em uma venda você pode vender mais caro ou apenas reduzir os custos.
Se você optar por vender mais caro, saiba que tem um limite. Pois, se seu preço for muito superior ao dos concorrentes, dificilmente você terá vendas.
Portanto, o melhor caminho a seguir é reduzir os custos para aumentar lucratividade.
A análise dos custos deve ser realizada sempre, para evitar conflitos com a saúde financeira.
A seguir, listamos detalhadamente 6 dicas práticas para aumentar lucratividade da empresa.
O primeiro passo para aumentar lucratividade é procurar por fornecedores que consigam oferecer melhores condições comerciais.
Para isso, você pode ter cerca de três fornecedores para os seus produtos.
Dessa maneira, você pode avaliar o quanto cada um deles cobra e levar em consideração outros pontos, como, qualidade e prazo.
Assim, você evita o aumento de preços, indisponibilidade de estoque ou atraso na entrega.
A logística também é um campo em que se pode buscar melhorias ao aumentar lucratividade.
Se você comprar de um fornecedor que está a uma grande distância, certamente gastará mais com frete, e isso será somado ao custo final.
Além disso, o preço final dos produtos para o público também não pode apresentar um custo elevado de frete.
Você precisa pensar em uma boa logística de distribuição para que não perca vendas para a concorrência por causa do preço final.
Outro fator que pode fazer com que você consiga aumentar lucratividade do seu negócio é a escolha do mix de serviços/ produtos.
Você pode vender um volume muito grande de um item, com um alto valor de faturamento, mas, ter um lucro baixo.
Assim como você também pode ter um faturamento mais baixo, mas com maior lucro.
Escolher quais produtos ou serviços você vai ofertar ao seu público deve levar em consideração a margem de lucro.
Analise quais opções têm margens maiores e bastante busca pelo público.
Um ponto fundamental para aumentar lucratividade é buscar diferenciações no mercado.
Por que o cliente escolheria a sua empresa, em vez de uma concorrente? Essa resposta pode lhe dizer qual é o diferencial da sua empresa.
Um bom diferencial pode permitir trabalhar com um preço mais alto do que a concorrência e, ainda assim, não perder vendas.
Seja um atendimento de alta qualidade, suporte pós-venda, programas de fidelização, variedade de opções ou, até mesmo, posicionamento da marca.
Para aumentar lucratividade e a margem de lucro, é fundamental que você controle o estoque dos produtos.
Comprar na hora certa, ter maior poder de negociação com fornecedores e não deixar itens acumulados gera menos custos e, consequentemente, maiores lucros.
Além disso, um bom controle de estoque evita perdas e desperdícios, também interferindo diretamente nos custos.
Vale ressaltar que as campanhas de marketing podem incentivar a venda ampliada — quando um cliente, em vez de comprar somente um item, acaba levando dois ou mais.
As estratégias de marketing podem ter custos altos, como anúncios nas redes sociais etc.
Então, quanto maior for o valor da compra, maior será o retorno do valor gasto para captura daquele cliente gerará.
Ao longo deste conteúdo você pôde aprender 6 estratégias para aumentar lucratividade da sua empresa, não é mesmo?
Se você notou que precisa de ajuda em algum momento da sua gestão, não há com o que se preocupar!
Atualmente você pode contar com uma equipe especialista em contabilidade empresarial para cuidar de todos os trâmites necessários para se tornar um gestor cada vez melhor.
Neste sentido, você deve conhecer a Tupi Brazil Solution!
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Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi Brazil Solution tem auxiliado os gestores e empreendedores que desejam abrir e organizar o seu novo negócio no âmbito nacional e internacional.
Gerenciar uma empresa e empreender não é uma tarefa simples. Por isso, as questões fiscais e contábeis não devem se tornar um problema para você.
Neste sentido, é fundamental compreender a importância de se contratar um contador para cuidar de todos os passos que se referem à aumentar lucratividade, onde o profissional seja consultivo na sua empresa, para atuar em parceria com a sua organização, no desenvolvimento na prática de seus processos e sistemas integrados.
Pois, profissionais qualificados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo que comprometem o seu crescimento.
Se você precisar de um especialista para te auxiliar com o seu financeiro, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!
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