O planejamento estratégico de uma empresa é fundamental para atingir grandes resultados e destacar a companhia no mercado. Afinal de contas, empresários e empreendedores desejam levar a sua empresa rumo ao sucesso, mas isso só é possível quando se planeja, avalia e toma decisões assertivas. Para te ajudar nesse processo, preparamos este conteúdo exclusivo. Acompanhe!
Para obter sucesso e garantir o sucesso de uma empresa é imprescindível que os gestores tenham um planejamento estratégico para guiá-los.
O planejamento é utilizado por pequenas, médias e grandes empresas. Pois, possibilita uma comunicação mais eficiente e clara entre empresa, cliente, público-alvo e colaboradores.
Um plano estratégico assertivo deve considerar diversos aspectos, entre eles: análise do ambiente externo, interno, definições de metas e claro, indicadores de resultados.
Desse modo, o planejamento estratégico poderá ser desenvolvido com consistência e assim, os gestores terão o controle contínuo de resultados.
Sabendo da importância do crescimento da sua empresa, preparamos este conteúdo com 10 passos importantes para montar um bom planejamento estratégico. Continue a leitura e veja:
A definição da missão, visão e valores da sua empresa deve ser clara e assim, o planejamento estratégico poderá ser desenvolvido a partir desses pilares.
Para entender melhor você pode buscar exemplos de empresas de sucesso para se inspirar, mas de certo modo:
Antes de tudo, é importante entender que há diferença entre os objetivos e as metas.
Os objetivos são resultados maiores, onde realmente se deseja chegar. As metas são conquistas de curto prazo, ou seja, são uma espécie de passo a passo para atingir os objetivos.
As metas devem seguir o padrão conhecido como SMART, criado pelo professor norte-americano George Doran.
Portanto, as metas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.
Para isso é essencial conhecer bem os recursos da empresa, pois grande parte do sucesso do planejamento estratégico depende deles.
Questões como colaboradores motivados, processos claros, produtos de qualidade e instalações adequadas são de grande valor. Portanto, não deixe de analisá-las.
Faça uma checklist com os principais recursos que serão necessários para alcançar as metas e os objetivos, avaliando se eles se encaixam como pontos fortes ou fracos da corporação.
Para ficar claro, um ponto forte é tudo aquilo que beneficia a organização, como pessoas motivadas, tecnologias e processos eficientes.
Uma fraqueza nada mais é do que tudo que pode prejudicar a empresa, como máquinas ultrapassadas, profissionais desqualificados e excesso de burocracia.
O ambiente externo também deve ser monitorado, pois ele influencia as ações empresariais, além do planejamento estratégico.
Portanto, questões como crises financeiras, surgimento de novas leis e mudanças de hábitos de consumo devem ser avaliadas com antecedência.
Uma dica é dividir o ambiente externo em dois principais blocos: o macroambiente e o ambiente de tarefa.
O primeiro é tudo o que é mais abstrato, como os aspectos legais, economia geral ou tendências de mercado.
O segundo é representado pelo que está próximo, como: clientes, concorrentes, fornecedores e órgãos reguladores.
Avalie cada bloco a fim de encontrar oportunidades e ameaças que devem ser consideradas no planejamento estratégico e que podem potencializar seu alcance.
Na maioria das vezes, o público-alvo do planejamento estratégico são os consumidores finais.
Por causa disso, é preciso dar atenção especial aos clientes, segmentá-los e entender seus hábitos de compra.
É possível segmentar os clientes em quatro principais aspectos:
Ao compreender o seu público-alvo, você poderá traçar uma estratégia mais eficaz de engajamento.
Essas informações poderão ser vistas como um ponto forte e representar uma ótima vantagem em relação aos seus concorrentes.
A construção de um bom relacionamento com os profissionais da imprensa é essencial para o sucesso de qualquer planejamento estratégico que tenha foco na comunicação.
Isto é, não adianta apenas diferenciar sua empresa da concorrência, é preciso comunicar isso ao mercado.
A estratégia refere-se a como os resultados serão alcançados ou, ainda, de que forma o caminho definido será percorrido.
Estratégias assertivas contribuem para criar um diferencial, destacando a empresa entre seus concorrentes no mercado.
Pode-se dizer que há três estratégias genéricas:
Use a estratégia mais adequada para o seu público-alvo, ou seja, se o público-alvo for da classe econômica C, por exemplo, dê preferência a uma estratégia de liderança de baixo custo, ganhando clientes pelo preço competitivo.
O plano de ação representa as tarefas que devem ser feitas para se chegar às metas e aos objetivos.
Geralmente, esse plano é desenvolvido com base em uma ferramenta chamada de 5w2h:
Monte uma tabela com as respostas para essas questões-chave. Desse modo, você terá um documento auxiliar para a implementação de cada etapa do planejamento estratégico de ação e poderá definir com clareza o que deve ser feito e como deve ser feito.
Acredite, no final, as chances de sucesso na execução serão ainda maiores.
Monitorar os resultados é uma forma de observar se tudo está seguindo o planejamento estratégico.
Por isso, é importante determinar quais as ferramentas que serão usadas para o monitoramento.
Cronogramas podem ser uma boa opção para avaliar o andamento dos planos.
Também é possível usar os KPIs — também chamados de indicadores-chave de desempenho. Veja agora alguns dos mais importantes:
Importante: a escolha do indicador ideal vai variar de acordo com o objetivo final de cada plano.
A partir do controle do planejamento estratégico, é possível avaliar os resultados da sua estratégia e a partir disso modificar ou manter as ações com base nos resultados que atingiram.
Sendo assim, é possível entrar em um processo de aprendizagem, garantindo melhores resultados no futuro.
É importante anotar e arquivar os resultados obtidos, garantindo que possam ser vistos no futuro e que contribuam para as novas estratégias da empresa.
Ao longo deste conteúdo você pôde aprender como desenvolver um bom planejamento estratégico, não é mesmo?
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