10 passos para montar um bom planejamento estratégico

O planejamento estratégico de uma empresa é fundamental para atingir grandes resultados e destacar a companhia no mercado. Afinal de contas, empresários e empreendedores desejam levar a sua empresa rumo ao sucesso, mas isso só é possível quando se planeja, avalia e toma decisões assertivas. Para te ajudar nesse processo, preparamos este conteúdo exclusivo. Acompanhe!

Para obter sucesso e garantir o sucesso de uma empresa é imprescindível que os gestores tenham um planejamento estratégico para guiá-los. 

O planejamento é utilizado por pequenas, médias e grandes empresas. Pois, possibilita uma comunicação mais eficiente e clara entre empresa, cliente, público-alvo e colaboradores. 

Um plano estratégico assertivo deve considerar diversos aspectos, entre eles: análise do ambiente externo, interno, definições de metas e claro, indicadores de resultados. 

Desse modo, o planejamento estratégico poderá ser desenvolvido com consistência e assim, os gestores terão o controle contínuo de resultados. 

Sabendo da importância do crescimento da sua empresa, preparamos este conteúdo com 10 passos importantes para montar um bom planejamento estratégico. Continue a leitura e veja: 

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1. Estabeleça  missão, visão e valores da empresa

A definição da missão, visão e valores da sua empresa deve ser clara e assim, o planejamento estratégico poderá ser desenvolvido a partir desses pilares. 

Para entender melhor você pode buscar exemplos de empresas de sucesso para se inspirar, mas de certo modo: 

  • Missão: é a razão pela qual a empresa existe;
  • Visão: é onde a empresa deseja chegar no longo prazo (10 anos, por exemplo);
  • Valores: são os princípios inegociáveis, de que não se abre mão.

2. Estabeleça as metas e os objetivos desejados

Antes de tudo, é importante entender que há diferença entre os objetivos e as metas. 

Os objetivos são resultados maiores, onde realmente se deseja chegar. As metas são conquistas de curto prazo, ou seja, são uma espécie de passo a passo para atingir os objetivos.

As metas devem seguir o padrão conhecido como SMART, criado pelo professor norte-americano George Doran. 

Portanto, as metas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.

3. Analise o ambiente interno da organização

Para isso é essencial conhecer bem os recursos da empresa, pois grande parte do sucesso do planejamento estratégico depende deles. 

Questões como colaboradores motivados, processos claros, produtos de qualidade e instalações adequadas são de grande valor. Portanto, não deixe de analisá-las.

Faça uma checklist com os principais recursos que serão necessários para alcançar as metas e os objetivos, avaliando se eles se encaixam como pontos fortes ou fracos da corporação.

Para ficar claro, um ponto forte é tudo aquilo que beneficia a organização, como pessoas motivadas, tecnologias e processos eficientes. 

Uma fraqueza nada mais é do que tudo que pode prejudicar a empresa, como máquinas ultrapassadas, profissionais desqualificados e excesso de burocracia.

4. Observe o ambiente externo da companhia

O ambiente externo também deve ser monitorado, pois ele influencia as ações empresariais, além do planejamento estratégico.

Portanto, questões como crises financeiras, surgimento de novas leis e mudanças de hábitos de consumo devem ser avaliadas com antecedência.

Uma dica é dividir o ambiente externo em dois principais blocos: o macroambiente e o ambiente de tarefa. 

O primeiro é tudo o que é mais abstrato, como os aspectos legais, economia geral ou tendências de mercado. 

O segundo é representado pelo que está próximo, como: clientes, concorrentes, fornecedores e órgãos reguladores.

Avalie cada bloco a fim de encontrar oportunidades e ameaças que devem ser consideradas no planejamento estratégico e que podem potencializar seu alcance. 

5. Não se esqueça do público-alvo

Na maioria das vezes, o público-alvo do planejamento estratégico são os consumidores finais. 

Por causa disso, é preciso dar atenção especial aos clientes, segmentá-los e entender seus hábitos de compra.

É possível segmentar os clientes em quatro principais aspectos:

  • Geográficos: cidade, estado, país, etc.;
  • Demográficos: idade, sexo, raça, classe social, etc.;
  • Psicográfico: estilo de vida, valores sociais, visão de mundo;
  • Comportamental: atitudes, benefícios buscados, etc.

Ao compreender o seu público-alvo, você poderá traçar uma estratégia mais eficaz de engajamento. 

Essas informações poderão ser vistas como um ponto forte e representar uma ótima vantagem em relação aos seus concorrentes.

6. Fique atento à imprensa

A construção de um bom relacionamento com os profissionais da imprensa é essencial para o sucesso de qualquer planejamento estratégico que tenha foco na comunicação. 

Isto é, não adianta apenas diferenciar sua empresa da concorrência, é preciso comunicar isso ao mercado.

7. Defina as estratégias que serão usadas

A estratégia refere-se a como os resultados serão alcançados ou, ainda, de que forma o caminho definido será percorrido. 

Estratégias assertivas contribuem para criar um diferencial, destacando a empresa entre seus concorrentes no mercado.

Pode-se dizer que há três estratégias genéricas:

  • Diferenciação: busca fazer com que a empresa se destaque das demais pela qualidade dos produtos/serviços;
  • Liderança de baixo custo: objetiva ganhar o mercado pelo preço competitivo;
  • Foco: busca ganhar um pequeno segmento do mercado, agindo com foco.

Use a estratégia mais adequada para o seu público-alvo, ou seja, se o público-alvo for da classe econômica C, por exemplo, dê preferência a uma estratégia de liderança de baixo custo, ganhando clientes pelo preço competitivo. 

8. Desenvolva um plano de ação

O plano de ação representa as tarefas que devem ser feitas para se chegar às metas e aos objetivos.

Geralmente, esse plano é desenvolvido com base em uma ferramenta chamada de 5w2h: 

  • 5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?);
  • 2 H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?).

Monte uma tabela com as respostas para essas questões-chave. Desse modo, você terá um documento auxiliar para a implementação de cada etapa do planejamento estratégico de ação e poderá definir com clareza o que deve ser feito e como deve ser feito. 

Acredite, no final, as chances de sucesso na execução serão ainda maiores.

9. Monitore os resultados conquistados

Monitorar os resultados é uma forma de observar se tudo está seguindo o planejamento estratégico. 

Por isso, é importante determinar quais as ferramentas que serão usadas para o monitoramento. 

Cronogramas podem ser uma boa opção para avaliar o andamento dos planos. 

Também é possível usar os KPIs — também chamados de indicadores-chave de desempenho. Veja agora alguns dos mais importantes:

  • Nível de satisfação dos clientes (NPS);
  • Índice de absenteísmo;
  • Evasão de clientes (Churn);
  • Índice de lucratividade;
  • Retorno sobre o investimento (ROI).

Importante: a escolha do indicador ideal vai variar de acordo com o objetivo final de cada plano. 

10. Avalie os resultados atingidos

A partir do controle do planejamento estratégico, é possível avaliar os resultados da sua estratégia e a partir disso modificar ou manter as ações com base nos resultados que atingiram. 

Sendo assim, é possível entrar em um processo de aprendizagem, garantindo melhores resultados no futuro.

É importante anotar e arquivar os resultados obtidos, garantindo que possam ser vistos no futuro e que contribuam para as novas estratégias da empresa. 

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Ao longo deste conteúdo você pôde aprender como desenvolver um bom planejamento estratégico, não é mesmo? 

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