O conceito de Innovation Accounting ganhou notoriedade a partir da obra de Eric Ries, famoso empreendedor do Vale do Silício, chamada “The Lean Startup”, publicada em 2011. A denominada “Contabilidade da Inovação” é uma abordagem particular e cheia de peculiaridades, ideal para empresas modernas e startups.
Prossiga com a leitura e conheça mais sobre esse tipo de contabilidade que, além de ser uma tendência em plena ascensão, é capaz de trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, desde que, claro, ele esteja comprometido com a inovação. Entenda melhor, a seguir.
A Innovation Accounting pode ser encarada como um tipo de contabilidade que é exercida em conjunto com a contabilidade tradicional. Assim, ela procura interpretar e expandir as métricas, dados e informações usualmente utilizadas.
Com um olhar amplo, essa abordagem complementa e incrementa a contabilidade financeira clássica, praticada por todos, trazendo muita eficiência e excelentes resultados para a organização.
Nesse sentido, enquanto que os KPI’s clássicos – tais como, ROI, ROE e Payback – medem apenas os resultados finais, a Contabilidade da Inovação se apresenta como uma solução organizada por vários princípios e KPI’s com o objetivo de levantar, analisar e interpretar dados que sejam pertinentes para medir os esforços inovadores frente a evolução do negócio da empresa.
Em outras palavras, esse tipo de proposta vai mensurar os aprendizados, dando-lhes um sentido e um entendimento, contribuindo com uma visão que vai além dos resultados e números finais.
Conforme mencionamos, a principal função da Innovation Accounting, é o compromisso em medir as inovações de uma empresa, bem como, considerar a aprendizagem ao longo dessa busca até a chegada dos resultados finais.
Uma vez que toda a proposta gira em torno da proposta de inovação da empresa, é essencial que haja harmonia em métricas bem definidas e que cubram todas as dimensões, ou seja, em relação à proposta de inovação estabelecida, parcerias, plataformas, portfólios, processos e de toda a cultura.
Em linhas gerais e de forma bastante resumida, a Contabilidade da Inovação é uma abordagem que tem como principais funções definir e medir a inovação dentro de uma organização.
Dentro da Innovation Accounting, há três níveis de indicadores que complementam e interagem entre si. Conhecer essa estrutura é muito importante pois é a partir desses níveis que serão reunidos os dados que garantem e facilitam decisões relacionadas a investimentos de forma eficiente, e não através de palpites ou intuições.
Assim, é feito todo um trabalho em torno desses dados de forma que provoquem insights e até mesmo a exclusão daqueles que não sejam úteis ou pertinentes. O resultado compreende indicadores estratégicos e relevantes para o rumo dos negócios da empresa. Veja mais sobre esses níveis, a seguir.
O objetivo desse nível é se concentrar nas equipes de produto, nas tarefas que estão sendo testadas, aprendizados que estão sendo obtidos e no progresso, desde a concepção até o momento da escala.
Tal como o próprio nome sugere, essa contabilidade está ligada à inovação que está sendo colocada em prática, propriamente dita.
O foco aqui é auxiliar a empresa quanto às tomadas de decisões em relação aos investimentos. Utiliza-se como base, evidências e análise dos atuais estágios de inovação em que as equipes se encontram.
A Contabilidade de inovação estratégica busca auxiliar o conselho de administração da empresa a analisar o desempenho geral de seus investimentos em inovação.
Entretanto, tal exame é feito a partir de uma observação cuidadosa, levando em consideração o contexto, a estratégia traçada e as decisões referentes à capacidade e cultura.
Sabendo que as empresas que investem em inovação são as mais bem-sucedidas no mercado, segundo pesquisa realizada pela Deloitte em parceria com a Revista Exame, nunca foi tão necessário aderir a essa tendência. Confira mais alguns dos impactos positivos que a Contabilidade de Inovação pode trazer.
Durante o período da pandemia do COVID-19, empresas que estavam dispostas a inovar foram as que menos sentiram as consequências dos momentos de lockdown e das baixas no mercado.
O diferencial dos negócios junto com a sua capacidade de se adaptar às mudanças bruscas que aconteciam externamente, foram decisivos para a sobrevivência da maioria das empresas.
O Innovation Accounting aparece em cenários como estes, justamente, pelo fato de ser capaz de apoiar todo o projeto de inovação de uma empresa, desde a implantação até o momento de análise dos resultados alcançados, tornando esses negócios mais competitivos e com um diferencial de destaque no mercado.
Uma das possibilidades que a análise das métricas da Contabilidade da Inovação traz, é a redução e otimização de custos.
Diferente da contabilidade tradicional, a Innovation Accounting pode considerar dados que, até então, não eram sequer mencionados, o que traduz na eliminação de gastos desnecessários e redirecionamento de outros recursos que, eventualmente, não estavam sendo bem aproveitados ou alocados.
Ao passo que a Contabilidade da Inovação aparece dentro da própria proposta inovadora de uma empresa, assim como outras contabilidades modernas existentes, há todo um direcionamento para repensar e experimentar novas formas de produção que sejam mais eficientes.
Além disso, é a partir da mensuração dos KPI’s que os gestores poderão ter uma visão mais assertiva da qualidade e da evolução do produto ou serviço que está sendo ofertado.
Para que você visualize melhor como funciona a abordagem de Innovation Accounting, separamos dois indicadores fundamentais para você conhecer. Entretanto, a lista pode ser extensa e ela deve ser elaborada da forma que faça mais sentido para o seu negócio.
Os chamados indicadores de desempenho, basicamente, buscam expressar o quão bem estão se saindo as equipes em relação ao processo de inovação iniciado pela empresa. Assim, horas de treinamentos, visitas à feiras e eventos e novas habilidades podem indicar o andamento do time rumo à inovação.
Por outro lado, os indicadores de resultado, medem os resultados tangíveis que estão sendo alcançados a partir da proposta de inovação implantada. Embora dados e números sejam muito importantes, entender como se deu o caminho até os resultados é fundamental para analisar os aprendizados, acertos e erros.
Mesmo que as métricas assumam uma posição essencial na contabilidade da inovação, essa solução propõe que o enfoque seja nos indicadores de desempenho em vez daqueles de resultados. Além disso, é preciso que a inovação, de fato, esteja provocando mudanças na prática e tenha um impacto real na organização.
Para além dos números, é preciso pensar em todo o caminho que o processo percorreu para atingir determinado resultado.
Cada empresa possui necessidades específicas, assim como, objetivos particulares e, diante de cada contexto, o Innovation Accounting aparece como uma possibilidade ímpar, eficiente e imensurável para aqueles que buscam colocar a inovação na pauta do dia.
Nós da Tupi temos mais de 40 anos no mercado e possuímos toda a expertise que você precisa para soluções, consultorias e gestão empresarial. Comprometidos e eficientes, somos referência quando o assunto é inovação.
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