Calcular o preço de venda é algo que exige muita atenção. No entanto, essa tarefa não precisa ser algo muito complicado. E você, sabe fazer o cálculo de venda do seu produto ou serviço? Se a resposta for negativa, não se preocupe! Neste conteúdo, você vai aprender pequenos detalhes que fazem toda diferença. Confira a seguir!
Calcular o preço de venda de um produto ou serviço não é uma tarefa simples, mas também não deve dar tanta dor de cabeça.
Portanto, por ser algo que exija 100% de atenção, o cálculo deve ser feito por quem entende de todos os processos de confecção ou de execução do produto ou serviço.
Isso porque, poucos centavos a menos podem causar um estrago gigantesco no seu fluxo de caixa e nas métricas do fim do seu ano fiscal.
Sendo assim, essa tarefa não pode ser feita de qualquer maneira.
É necessário focar no cálculo correto da margem de lucro, valor de produção e outros detalhes que podem parecer muito complicados, mas na verdade só exigem um pouquinho a mais de atenção.
Registrando essas informações corretamente e com cuidado, seja em um software ou planilha, fica mais fácil chegar aos valores ideais para você, seu negócio e seus clientes.
Neste sentido, sabendo da importância da tarefa de calcular o preço de venda corretamente, preparamos um conteúdo riquíssimo para você. Veja:
O preço de venda, nada mais é do que o valor que será cobrado dos seus clientes por seu produto ou serviço.
Neste sentido, o valor precisa te dar retorno, pois deve cobrir o custo de produção, as despesas com a comercialização/venda e a porcentagem de lucro que você deseja.
Portanto, antes de calcular o preço de venda, precisamos colocar na ponta do lápis quanto você gasta para produzir o que quer vender.
Após isso, é preciso calcular quanto você gasta para vender e quanto quer ganhar em cima do que vai vender.
Chegaremos em um valor X, e com esse X em mãos vamos então avaliar a concorrência.
Dessa maneira, será possível saber se você tem uma “margem saudável” para que o valor definido seja competitivo em relação a eles.
Feitos esses cálculos, chegaremos no preço de venda correto.
Qualquer negócio tem custos fixos e variáveis.
Neste sentido, os custos são valores que devem entrar ao calcular o preço de venda.
Com os valores dos custos sabermos se será rentável vender esse produto e se o produto cobre os gastos das contas da empresa e se vai gerar lucro.
Para ficar mais claro vamos pensar assim: quando você faz um bolo, além de gastos com os ingredientes como farinha, ovos e leite, também existem gastos de energia para ligar a batedeira e as luzes da cozinha, gás, água, sabão, o tempo gasto do momento em que o bolo começa a ser preparado até ele estar assado e pronto para ser vendido… Correto?
Portanto, seja uma confeitaria ou um designer, qualquer serviço ou produto vendido deve considerar todos esses “pequenos” custos ao calcular o preço de venda.
Essas informações são o custo de produção de um produto ou serviço, ou seja: todos os valores envolvidos para que ele seja comercializado.
Para calcular o preço de venda você precisa ter equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas.
O valor do seu produto deve ser igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço somado às despesas para realizar uma venda.
Vamos continuar com o exemplo da confeitaria, certo?
De forma prática e rápida, você calculou que os ingredientes de um bolo somam R $10,00 e o valor proporcional do salário do profissional que irá produzi-lo seja R$ 5,00.
Além desses valores, você tem despesas com impostos e as despesas físicas proporcionais para essa produção (água, luz, gás, energia elétrica, aluguel…) que resultam no valor de R$ 5,00.
Os valores gastos na venda devem considerar o salário da atendente do balcão e da atendente do caixa, somando então mais R$ 5,00.
O valor desse bolo seria então R$25,00 sem considerar o lucro que você precisa ter, inclusive para reinvestir na confeitaria.
INGREDIENTES: R$ 10,00
PROPORCIONAL DA CONFEITEIRA: R$ 5,00
DESPESAS: R$ 5,00
GASTOS FIXOS: R$ 5,00
TOTAL (SEM LUCRO): R$ 25,00
Mas, como definir os lucros? Supondo que seus concorrentes vendem o bolo a R$ 40,00 mas você está abrindo agora, quer conquistar os clientes, oferecer um preço um pouco mais competitivo.
Se você vender seu bolo por R$ 35,00, ainda terá uma margem de lucro de 40%, conseguindo cobrir todos os valores gastos para a sua produção e venda.
Você já parou para pensar quanto dinheiro gasta para vender um produto?
Lembrando do bolo: depois de pronto ele é armazenado em uma embalagem e exposto em uma loja para ser comercializado.
Vamos pensar que essa loja tem um funcionário que atende aos clientes e outro que opera o caixa.
Neste sentido, a embalagem desse bolo, o transporte, custo para armazenamento adequado e os valores para a loja permanecer operando também devem ser considerados no preço de venda desse bolo.
Mas por que? Por que esses valores fazem parte do custo que você terá para manter essa loja rodando e, consequentemente, para fazer a venda do bolo acontecer.
Portanto, para calcular o preço de venda, você precisa calcular também quanto custa vendê-lo, ou seja: que investimento será necessário para realizar a venda.
Mas como eu posso fazer para calcular o preço de venda de um serviço?
Mesmo oferecendo um serviço, você também precisa pensar no custo para a produção e para a venda dele.
Mas como fazer esse cálculo? Calma! Existem algumas diferenças pequenas no caso de um varejo ou uma prestadora de serviços.
No caso de prestadores de serviços, a maior parte dos custos normalmente é com a mão de obra envolvida, pois o “produto” vendido é o tempo, conhecimento e serviço daquele profissional.
Vamos imaginar que nosso serviço é o de uma agência de comunicação que é contratada para desenvolver a identidade visual de uma empresa.
Para desenvolver as peças pedidas pelo cliente, você somou o tempo investido no projeto por sua equipe, e proporcionalmente ele resultou em um valor de R$ 5.000,00.
No entanto, além de pagar o salário da equipe, você ainda tem impostos e despesas fixas proporcionais do escritório onde trabalham.
Para manter a conta simples, nesse caso, vamos supor que somam R $1.000,00 às despesas fixas totais para esse trabalho.
PROPORCIONAL DA EQUIPE: 5000.00
DESPESAS: 1000.00
___________________________________________
TOTAL (SEM LUCRO): 4000.00
Com o valor do mínimo que você precisa cobrar para conseguir pagar todos os envolvidos no projeto e as contas da agência em mãos, chegou a hora de calcular o lucro.
Para isso, vamos supor que a margem de lucro esperada pela agência nesta prestação de serviço é de 25% sobre os custos.
Isso dá um valor adicional de R$ 1250,00 ou seja: o valor de quanto você espera ganhar para poder, inclusive, reinvestir no próprio negócio.
PROPORCIONAL DA EQUIPE: 5000.00
DESPESAS: 1000.00
LUCRO ESPERADO: 1250.00
___________________________________________
TOTAL: 7.250.00
O preço de venda do serviço será R$ 7.250,00.
E esse valor deverá cobrir não apenas os custos envolvidos na produção do que será vendido no serviço prestado, mas também as despesas existentes como impostos e infraestrutura, garantindo ainda a margem de lucro considerada.
Você pôde aprender, ao longo desse conteúdo, que calcular o preço de venda não é uma tarefa simples, não é mesmo?
Mas não se preocupe! Se em algum momento você notou que precisa de ajuda em algum momento da sua gestão, não há com o que se preocupar!
Você pode contar com uma equipe especialista para cuidar de todos os trâmites necessários para se tornar um gestor cada vez melhor.
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Gerenciar uma empresa e ser um empreendedor não é uma tarefa simples, mas as questões fiscais e contábeis não devem se tornar um problema para você.
Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar um contador para cuidar de todos os passos ao abrir uma empresa no Brasil, onde o profissional seja consultivo na sua empresa, para atuar em parceria com a sua organização, no desenvolvimento na prática de seus processos e sistemas integrados.
Lembre-se que profissionais qualificados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo que comprometem o seu crescimento.
Se você precisar de um especialista para te auxiliar na gestão da sua empresa, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!
Alameda Santos, 1165
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