Como a contabilidade pode ajudar na rotina administrativa das empresas?

Nesta matéria
você vai ver:

O significado da contabilidade na rotina administrativa de uma empresa não pode ser ignorado. É porque, embora finanças e administração sejam dois assuntos diferentes, eles estão interligados e continuam girando em um ciclo.

A saúde financeira de uma empresa é determinada por seus registros contábeis. Manter o controle de todas as transações financeiras e relatá-las com precisão também torna uma empresa mais transparente para vários interessados.

Dessa forma, se você quiser saber sobre a importância da contabilidade na rotina administrativa de uma empresa, continue lendo.

 

O que é contabilidade?

A contabilidade é o processo de registro e resumo das transações financeiras na forma de demonstrações que são, então, analisadas e utilizadas para tomar decisões comerciais. Ela também é chamada de contabilidade financeira, escrituração contábil ou razão geral.

O sistema contábil é um procedimento que fornece aos usuários informações sobre os recursos econômicos, seus proprietários e as relações entre eles. A informação contábil é uma aliada para os modelos financeiros e ferramentas de tomada de decisão de gestão.

 

Por que a contabilidade é importante na rotina administrativa de uma empresa?

A principal função da contabilidade é manter o controle do fluxo de dinheiro. Ela o faz através do registro das transações financeiras de uma empresa na forma de demonstrações financeiras.

Assim sendo, essas declarações são, então, utilizadas para produzir índices financeiros e outras métricas que medem o desempenho das finanças de uma empresa. A contabilidade também desempenha um papel significativo na tomada de decisões.

Quando você estiver no processo de contrair um empréstimo de um banco, o credor vai querer saber se você tem dinheiro suficiente na empresa para pagar a negociação. Para mostrar isto, você tem que fornecer a eles demonstrações que expliquem claramente sua situação financeira.

O credor examinará seus balanços e declarações de renda para comprovar que sua empresa possui idoneidade suficiente para pagar o empréstimo. Se estiverem satisfeitos, eles lhe fornecerão a quantia que você solicitou.

Outro exemplo em que a contabilidade é importante para a tomada de decisões financeiras é quando você deseja vender um de seus ativos. Será necessário descobrir quanto vale esse ativo em particular.

Por exemplo, se você quiser vender seu carro, terá que descobrir o seu valor de mercado.

 

Tomada de decisões financeiras

As demonstrações financeiras de uma empresa contam muito sobre isso. O balanço patrimonial, a demonstração de resultados e a demonstração de fluxo de caixa são as análises mais importantes.

A declaração que mostra a posição financeira de uma empresa em um determinado momento é o balanço patrimonial. Mostra os ativos, passivos e patrimônio líquido de uma empresa em um determinado momento.

Dessa maneira, a declaração de renda é um procedimento que mostra as receitas e despesas de uma empresa por um determinado período de tempo. O demonstrativo de fluxo de caixa mostra o dinheiro que entrou na empresa e o dinheiro que saiu.

As demonstrações financeiras são preparadas de acordo com os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos. Esses padrões contábeis variam de um país para outro, mas seus princípios subjacentes são os mesmos.

 

Gestão da empresa

As demonstrações financeiras de uma empresa são preparadas de acordo com princípios contábeis, mas a administração dessa organização utiliza essas demonstrações para tomar decisões gerenciais.

Desse modo, as demonstrações financeiras são usadas como base para a tomada de decisões por parte dos gerentes. A utilização delas serve para a escolha dos melhores caminhos para o futuro a longo prazo de um negócio.

Por exemplo, se a administração de uma empresa quiser investir em uma nova fábrica ou edifício, eles usarão as demonstrações financeiras para decidir se podem se dar ao luxo de fazer isso.

As demonstrações financeiras também são utilizadas para a tomada de decisões a curto prazo. Por exemplo, a administração de uma empresa pode ter que decidir sobre os preços de seus produtos. Eles usarão as demonstrações financeiras para decidir os valores ideais.

 

Cumprimento fiscal

As práticas contábeis e as demonstrações financeiras fornecem as provas necessárias das transações às autoridades governamentais. Isto facilita a determinação da responsabilidade fiscal de uma empresa.

O governo determina o imposto de renda que uma empresa deve pagar com base em suas demonstrações financeiras. Se o governo achar que uma empresa não pagou seus impostos corretamente, emitirá uma avaliação fiscal do valor que ele acha que deve ser pago.

O governo também usa registros contábeis para gerar outros documentos relacionados a impostos, como registros de folha de pagamento, registros sobre vendas e registros de imposto retido na fonte.

Gostou do conteúdo? Confira novos textos em nosso site!

© 2023 – Todos os direitos reservados

TUPI CONTABILIDADE S/S – CNPJ 30.147.327/0001-51
TUPI AGÊNCIA DE SERVIÇOS LTDA. – CNPJ 03.116.547/0001-45

Desenvolvido por Raul Galvão