5 erros que você está cometendo na contabilidade da sua empresa

Nesta matéria
você vai ver:

A contabilidade é uma das áreas mais complexas da empresa e da qual uma minoria tem controle. O resultado disso é muita desorganização, problemas financeiros e infrações que podem até mesmo levar a prisão. Esse é um assunto muito sério, que deveria ser encarado dessa forma por todos os empresários e empreendedores.

Muitas empresas fecham por conta do descontrole financeiro, que começa quando a empresa não realiza sua contabilidade de forma adequada. Para te livrar de problemas desse tipo, nós vamos te contar quais são os 5 erros na contabilidade mais comuns!

Confira e não cometa mais nenhum deles!

 

1. Não emitir nota fiscal

Muitas empresas acabam não emitindo a nota fiscal dos produtos e serviços comercializados, o problema, é que isso pode impactar o negócio de várias formas. Ao não emitir a nota, você omite informações tributárias importantes do estado, e isso pode render até mesmo acusações por sonegação de impostos. A pena pode ser de até cinco anos de prisão e inclui ainda o pagamento de multa.

Além disso, quando não se emite a nota, muitas vezes a empresa fica sem nenhum registro das atividades executadas.

 

2. Não pagar os impostos corretamente

Várias das atividades desenvolvidas pela empresa envolve o cálculo correto dos impostos. Quando não há conhecimento sobre, algum deles pode passar despercebido. Até mesmo no momento da venda é preciso estar atento!

No entanto, é muito burocrático realizar esse controle, por isso, é importante contar com alguém que entenda do assunto para fazê-lo.

 

3. Cálculos errados

Erros no cálculo da folha de pagamento, no fluxo de caixa e no livro contábil podem causar danos irreversíveis na sua empresa. Por mais que erros aconteçam, aqui eles devem ser evitados ao máximo possível. Há algumas situações em que é possível reverter o caso, no entanto, nem sempre isso é possível.

É por esse motivo que ressaltamos a importância de contar com alguém da área para realizar essa função. Mesmo que você seja empreendedor(a) e esteja começando, busque por empresas ou profissionais que prestem esse serviço, para evitar problemas futuros.

 

4. Não acompanhar a legislação e atualizações da área

É preciso estar sempre atento às atualizações fiscais de sua área de atuação. Toda e qualquer mudança deve ser colocada em prática dentro dos prazos exigidos, para garantir que sua empresa opere dentro da lei.

 

5. Não separar finanças pessoais das empresariais

Esse é com certeza um dos erros mais recorrentes e comuns, principalmente para os novos empreendedores. No entanto, além de afetar no crescimento do negócio e na visualização dos resultados da empresa, isso pode gerar uma grande bola de neve. A falta de controle financeiro pode levar a inadimplência, o que, por sua vez, irá afetar tanto as finanças pessoais, quanto as empresariais.

Pode ocorrer de o empresário tirar mais dinheiro da empresa do que deveria para quitar suas dívidas e várias outras situações catastróficas que podem levar até mesmo à falência!

Por isso, ressaltamos mais uma vez a importância de contar com alguém que entenda do assunto! Aqui na Tupi nós temos especialistas que vão te ajudar a cuidar de toda a contabilidade da sua empresa e vão te livrar de muita dor de cabeça.

Não cometa mais nenhum desses erros. Clique aqui e conheça melhor sobre nossos serviços para alavancar a contabilidade do seu negócio.

© 2023 – Todos os direitos reservados

TUPI CONTABILIDADE S/S – CNPJ 30.147.327/0001-51
TUPI AGÊNCIA DE SERVIÇOS LTDA. – CNPJ 03.116.547/0001-45

Desenvolvido por Raul Galvão