5 dicas para controle financeiro de startups

Nesta matéria
você vai ver:

Ter uma gestão financeira para startups eficiente é um fundamental para garantir a continuidade da empresa no mercado, e isso também pode se aplicar ao seu negócio. 

Além disso, existem outros benefícios que acompanham essa prática, como a possibilidade de provar o valor do empreendimento para possíveis investimentos, com demonstrativos financeiros e fluxo de caixa consistentes. 

No entanto, alguns gestores podem ter dúvidas quanto à realização desse controle em sua empresa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que ajudam a realizar o controle financeiro de startups, permitindo um desenvolvimento sustentável para esses negócios em ascensão. Veja a seguir!

Dicas essenciais para manter o controle financeiro em startups

Manter a gestão monetária organizada pode ser complexo, mas isso permite uma tomada de decisões mais assertivas, além de visar uma eficiência financeira maior.

A partir disso, é possível analisar novos investimentos, a realocação de recursos ou processos, de forma a melhorar a situação financeira da empresa.

Por esse motivo, vale a pena conhecer algumas dicas que podem te ajudar na organização de startups, para obter os melhores resultados.

1. Gerenciar fluxo de caixa

O fluxo de caixa representa toda a movimentação de recursos financeiros de entrada e saída das startups. Ou seja, são os valores que entram, como vendas de produtos ou serviços, e os valores de saída, como custos operacionais, taxas e demais gastos envolvidos na empresa.

No entanto, para que seja possível ter um bom gerenciamento do fluxo de caixa, é importante que todos os registros sejam detalhados, com dados completos sobre os ganhos e os gastos. 

Em empresas que estão começando, é comum que os registros sejam feitos em planilhas com preenchimento manual, o que pode ocasionar uma limitação na análise dos dados e algumas informações relevantes são suprimidas. 

Nesse caso, também vale a pena considerar uma solução digital, especialmente para startups que se apoiam na tecnologia em suas operações.

2. Crie um orçamento com projeções financeiras

A criação de um planejamento orçamentário com projeções financeiras permite que as startups tenham uma visão completa sobre os recursos disponíveis em um determinado período. 

No entanto, é necessário dispor de dados históricos para que as projeções possam ter uma base, a partir da comparação de períodos anteriores. 

Esse planejamento auxilia a identificar diversos pontos, como: 

  • Sobras financeiras;
  • Indicação de necessidade de empréstimos ou financiamentos;
  • Capital de giro.

Dessa forma, a empresa consegue estruturar os próximos passos que serão necessários para crescer no mercado, conseguir novos investimentos para dar andamento aos objetivos traçados.

3. Controle de custos

Além disso, não é recomendado que o fluxo de caixa seja feito em períodos preestabelecidos do mês, como semanalmente ou quinzenal, por exemplo. 

Isso porque, para ter um controle de gastos efetivo, ele deve ser diariamente, para que, assim, o empreendedor consiga evitar situações que possam trazer algum tipo de prejuízo. 

Se o controle for realizado em planilhas, faça a atualização detalhada todos os dias, mantendo assim uma gestão mais eficiente. 

Ao manter o controle diário, é possível antecipar situações de inadimplência de clientes ou custos com compras de novos materiais, devido a uma ação promocional. 

Caso você não tenha experiência com o controle diário, veja quais informações você precisa ter em mãos para lançar na planilha ou na ferramenta escolhida:

  • Saldo do dia anterior;
  • Saldo do dia, ao abrir o caixa;
  • Saldo no encerramento do dia;
  • Total de entradas;
  • Total de saídas;
  • Movimentações descritas de forma individual. 

Para estruturar melhor sua operação, veja alguns passos que preparamos: 

Registre as entradas e saídas separadas

Considere como entrada todo o dinheiro que entrar no caixa, independente da sua origem, mas descreva a movimentação. 

Já a saída são todos os custos e gastos, como:

  • pagamentos de contas;
  • impostos;
  • aluguel;
  • funcionários;
  • compras de materiais;
  • pagamento de fornecedores;
  • entre outros. 

Organize as saídas

As saídas podem ser categorizadas para facilitar a identificação, como:

  • Operacional (materiais, fornecedores, embalagens, entre outros);
  • Despesas fixas (aluguel, luz, água, funcionários); 
  • Despesas variáveis (reparos necessários, pagamento de comissões, combustível, multas por atraso);

Detalhe as movimentações

Busque detalhar todas as movimentações, como: 

  • Método de pagamento; 
  • Data/Hora;
  • Tipo de despesa;
  • E outras informações que forem necessárias.

Encontre o saldo do dia. 

Por fim, o controle de startups pode ser melhor direcionado a partir de resultados diários.

Assim, encontro o saldo do dia, resultado de todas as entradas e saídas, com o ajuste do dia anterior. 

O ideal é que as despesas estejam no patamar mais baix, para que seja possível manter a saúde financeira ao longo da semana. 

Adicionalmente, o controle do fluxo diário não substitui a necessidade de ter um controle mensal, complementando cada acompanhamento.

4. Controlar contas a pagar e receber

A gestão de contas também é um ponto importante do controle financeiro das startups, visto que essas empresas buscam crescimento no mercado, logo é necessário equilibrar as contas. 

Dessa forma, é recomendado a criação de um planejamento de contas e dos valores recebidos ao longo do mês. 

No momento em que a empresa começar a dar lucro, as contas para pagar devem ter vencimentos próximos da data de recebimento de valores, para evitar o uso do capital de giro por um período extenso. 

5. Contrate um contador

Finalmente, mesmo que seja possível realizar a gestão financeira, não é recomendável fazer isso individualmente, visto que são diversos registros e questões fiscais que devem ser controladas para evitar prejuízos e penalizações. 

Dessa forma, a terceirização de um serviço de contabilidade é uma boa ideia para as empresas que estão buscando estabilidade e crescimento no mercado, como as startups. 

A Tupi como a contabilidade ideal para sua startup

Somos uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado, com as melhores soluções para startups, prezando sempre por oferecer tecnologia aliada à praticidade. 

Oferecemos apoio para a execução das rotinas contábeis além de oferecer ferramentas para agilizar o controle financeiro da sua empresa. 

Além disso, atuamos como orientadora em ações voltadas à administração da empresa. Trabalhamos com contabilidade gerencial, oferecendo inputs relevantes permitindo uma tomada de decisão mais assertiva. 

Por isso, podemos ajudar na gestão financeira de startups e do seu negócio. Conheça nossas soluções!

Para saber mais sobre nossos produtos e serviços, fale com um especialista e inscreva-se na nossa newsletter.

© 2023 – Todos os direitos reservados

TUPI CONTABILIDADE S/S – CNPJ 30.147.327/0001-51
TUPI AGÊNCIA DE SERVIÇOS LTDA. – CNPJ 03.116.547/0001-45

Desenvolvido por Raul Galvão